top of page

Você não precisa ser MECÂNICO para conhecer bem o seu CARRO

Atualizado: 9 de dez. de 2020


Sejam bem vindos ao blog Maria Gasolina! Ele faz parte de um projeto planejado há três anos por mim, com o objetivo de te informar e te ajudar a cuidar cada vez melhor do teu carro. Vou compartilhar com vocês também um pouco da minha experiência e das coisas que aprendi na oficina, e que nunca me foram ensinadas em nenhum dos cursos que fiz - e não foram poucos.

Se você está lendo esse artigo e não me conhece, é meu dever me apresentar a você. Eu, Karla Danielle, trabalho no ramo automotivo há oito anos, sou reparadora automotiva certificada pelo SENAI há cinco anos, apaixonada por carros desde criança. Herdei a profissão do meu pai, o seu Batista, que é eletricista de autos desde antes da minha existência, já trabalhou em muitas concessionárias e há vinte anos tem sua própria oficina. Em junho de 2012, quando eu troquei uma bateria pela primeira vez, eu descobri o que eu ia amar fazer. Eu soube naquele dia o que eu vim fazer no mundo, e quando eu cheguei em casa, mesmo com duas unhas quebradas, eu estava feliz.




Eu e o homem da minha vida, meu pai


Eu recebi valores muito importantes ao trabalhar com o meu pai, e o principal deles foi a honestidade com o cliente. Infelizmente, além de sermos poucos reparadores automotivos no Brasil, existe uma parcela que, em vez de estudar e se atualizar, escolhe ganhar dinheiro às custas da falta de conhecimento do dono do veículo. Nesse tempo todo em que estive nessa oficina, não foram poucos veículos que chegaram até mim com diagnóstico errado, "defeitos colocados" por outros ou o caso incrível de uma cliente que recebeu de outra oficina um orçamento de 2.000 reais por um problema que foi resolvido com 2 litros de água desmineralizada (14 reais), um litro de aditivo orgânico para radiadores (20 reais), uma tampa de reservatório de radiador (17 reais) e uma mão de obra irrisória (50 reais). Total do orçamento, R$ 100,00. Fidelizar um cliente pela confiança, não tem preço.

A verdade é que, semelhante à nossa saúde, devíamos ir a uma oficina apenas para manutenções complexas e em caso de acidentes. E o que pode ser evitado não é acidente. Por isso, minha recomendação é que você tire um tempinho para conhecer sua bela máquina. Na verdade, conhecer sobre carros é uma questão de utilidade pública, dadas as mortes diárias no trânsito por embriaguez, imprudência ou imperícia dos donos de carros e muitas vezes, nas perícias realizadas no CPC Renato Chaves, em Belém, são constatadas manutenções tardias ou ausentes em vários automóveis que participam dos acidentes na Grande Belém.

E não, você não precisa ser mecânico para conhecer bem seu carro. Você precisa de ajuda de quem entende o suficiente. E pra isso eu estou aqui. Nas próximas postagens vamos conhecer como funciona essa maravilhosa máquina à explosão controlada por volante e pedais. Sim, o seu carro.


Acompanhe o Maria Gasolina em outras Plataformas. Siga, curta, compartilhe.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page